Índice de Massa Coprporal
336 palavras
2 páginas
IMCIMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.
Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:
< 18,5 - Abaixo do peso
18,5-24,9 - Normal
25,0-29,9 - Excesso de peso
30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I)
35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II)
> 40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III)
É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.
O que é IMC percentil?
Depois que o IMC é calculado para crianças e adolescentes ele é plotado no diagrama de IMC para idade de meninos ou meninas para obter uma classificação percentil. O percentil indica a posição relativa do IMC da criança ou adolescente em relação a outras crianças e adolescentes do mesmo sexo e idade. O diagrama mostra as categorias de classificação de peso para crianças e adolescentes: abaixo do peso, peso saudável, sob risco de sobrepeso e sobrepeso.
Abaixo do peso…………………….menos de 5 percentil
Peso saudável………………………entre 5 e 85 percentil
Risco de sobre……………………..pesoentre 95 e 95 percentil
Sobrepeso…………………………..igual ou maior que 95 percentil