Índia - a complexidade de uma nação
-Localização da Caxemira: Província da Índia no norte do país. É uma região de pouco mais de 100 km², equivalente a área de Pernambuco e da qual a Índia não abre mão.
-Motivo do Conflito: Índia e Paquistão disputam este território, porque ambos desejam controlar a região onde está a província da Caxemira. As divergências na região são territoriais e, sobretudo religiosas. A índia é quase totalmente adepta da religião hinduísta, congregando a maior parte da população do país, enquanto o Paquistão é de maioria islâmica. Embora oficialmente a Caxemira pertença à Índia, sua população é islâmica e, portanto prefere pertencer ao Paquistão.
-Riscos a Nível Mundial deste Conflito: embora a Caxemira esteja distante de nós, ela se tornou uma questão de interesse internacional, pelo fato de o Paquistão e a Índia possuírem bombas atômicas. Uma guerra nuclear entre eles podem por em risco nossas vidas aqui no Brasil e a vida de outras pessoas em diversos países. No final da década de 1990, esses países realizaram vários testes nucleares em seus territórios, como forma de pressão e ameaça.
Sistema de Castas na Índia
O Sistema de Castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma (Primeiro Deus hindu). As quatro principais castas são:
-A Boca (Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
-Os Braços (Xátrias) são os militares e os governantes;
-As Pernas (Vaixás) são os comerciantes e os agricultores;
-Os Pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses.
Obs.: A “Poeira sob os pés” não foram originados do corpo de Brahma, Por isso não pertencem às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou Párias, chamados de intocáveis. Os dalits são constituídos por aqueles que violaram os códigos das castas a que inicialmente pertenciam. São considerados impuros, por isso ninguém ousa tocar-lhes.
Hinduísmo x Islamismo
Hinduísmo: É formado por diferentes tradições e composto