Ética
O estudo da ética partiu dos filósofos desde o período ocidental com o intuito de entender e definir as condutas dos indivíduos numa dada sociedade. O conceito de ética foi muito questionado, pois seu conceito é muito complexo e dinâmico. A ética é definida como um conjunto de valores classificados como corretos por um determinado individuo. A ética é essencial para se obter um conceito moral, uma vez que esta é teorizada como um conjunto de normas e valores admitidos e dados como certos por um determinado grupo social. Os princípios éticos são muitos diversificados em uma sociedade por se definir através da cultura vivenciada por cada individuo.
A ética nos leva a compreender que não somos seres isolados (individualistas/egoístas), mas que, ao contrário, nos constituímos como sujeitos a partir da relação com o outro. A ética se sobressai por sua capacidade de determinar condutas em convívio social, pois os valores limitam determinadas ações que ao infringi-las é considerado como atitude eticamente inadequada por parte do autor. Através do pensamento ético e seus princípios elementares, a ética possui também o papel social de determinar fundamentos de convivência harmônica entre indivíduos dentro do meio social, profissional ou empresarial.
No âmbito da administração a ética possui um papel de suma importância, pois cabe ao administrador ou um superior de empregados coordenarem as atividades profissionais dentro dos princípios éticos. Dentro dessa perspectiva a ética introduz alguns aspectos que são considerados, pelos administradores, criteriosamente, como o uso adequado da hierarquia funcional considerando as limitações do subordinado e suas prospecções dentro do campo profissional; exercer a profissão com zelo, responsabilidade, diligência e, principalmente, o que prevê a ética, honestidade; atender prontamente o cliente obedecendo aos direitos que a eles são atribuídos; manter sigilo quanto a assuntos particulares relacionados à empresa a