Ética
A Ética
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a ética é chamada de "moral", e por extensão, seu estudo frequentemente chamado de Filosofia Moral. Assim, como um ramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática e Lógica) e às ciências empíricas, como a Química e a Física.
Como se trata de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. Por todo o tempo em que a humanidade tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos. Apesar de que a moral foi formalizada e transformada em padrões arbitrários de conduta, ela desenvolveu-se, algumas vezes irracionalmente, depois de que tabus religiosos foram violados, ou através de comportamentos fortuitos que se tornaram hábito e então regra, ou de leis impostas por chefes a fim de prevenir desarmonia em suas tribos. Mesmo as grandes civilizações Egípcias e Sumérias não geraram uma ética sistematizada; máximas e preceitos criados por líderes seculares misturaram-se com uma religião rígida que afetou o comportamento de cada egípcio. Na China, as máximas de Confúcio foram aceitas como código moral.
A Igreja tem grande participação no desenvolvimento dos padrões éticos e morais principalmente da civilização ocidental. A Igreja pauta esses padrões nos escritos bíblicos, que por sua vez teriam origem divina. Na realidade, todos esses organismos são criações do próprio ser humano, o que torna a ética uma ciência gerada, assim como os demais seres vivos, com base na tentativa e acerto, e, por conseguinte viva e em mutação.
Como é o padrão regulatório da Ética necessário para o bem-estar de uma população, esse se aplica a todas as esferas de atuação desta população, seja na educação de crianças, seja na