Ética
PLANEJAMENTO TURÍSTICO DO MUNICIPIO DE GUARATUBA – PR
EQUIPE DE TRABALHO:
DANILI PERINI
JOÃO LEMES
LORENA JAVORSKI
ABRIL – 2013
INTRODUÇÃO
A crescente importância que o turismo tem assumido em termos globais e particularmente no quadro de algumas economias ocidentais, justifica a preocupação dos setores público e privado em obter um conhecimento mais aprofundado sobre os efeitos do fenômeno turístico. Dentre eles surge a sazonalidade que é algo muito complexo e que a partir do seu estudo tem-se como identificar seus impactos, seus problemas e racionalizar soluções cabíveis em cada situação ou comunidade receptora. O presente trabalho apresenta o turismo no município de Guaratuba, Paraná, Brasil, e também a problemática da sazonalidade, que causa grandes impactos no município, e evidencia a falta de um planejamento turístico mais efetivo. É propostos também um projeto de Informação ao turista. Atividades relacionadas com a informação têm papel destacado na execução das atividades fins e meio nas organizações. Nas unidades de informação, o estudo dos fluxos de informação se torna imprescindível para o aumento ou manutenção da qualidade e adequação competitiva, fazendo com que os processos internos e externos permitam que o usuário atinja seus objetivos da melhor forma possível.
Por “centro de informações turísticas” se entende espaços físicos em que turistas, visitantes ou interessados em determinadas destinações turísticas procuram informação. De posse da informação, essas pessoas podem tomar decisões que variam bastante, como: viajar, quando viajar, como viajar, para onde viajar, quanto gastar, quais roupas levar, quais rodovias utilizar, quais rotas seguir, etc.
O MUNICIPIO DE GUARATUBA
O município de Guaratuba localiza-se na porção sul do litoral paranaense. Segundo dados obtidos a partir de Guaratuba, o município está localizado a 15m de altitude (IPARDES,2011), possui área de