Ética
Os fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade espontânea e natural de uma maior humanização, os perigos de uma degradação, o fato de que uma internacionalização . a globalização significam também integração dos diversos sistemas culturais - e a grande mudança em termos culturais nas organizações -, além de intensa alteração nos valores pessoais.
Outros fatores subjacentes à discussão ética são a predominância dos interesses econômicos e o emprego excessivo de métodos quantitativos no processo decisório, deixando em segundo plano as questões morais.
Percebe-se, dessa forma, que existe motivos mais que suficientes para se preocupar com a ética no Brasil. O fato é que, atualmente, assiste-se a uma degradação moral acelerada, tanto na política quanto nos negócios.
Neste contexto, convém analisar as várias visões e significados da palavra ética, apresenta a ética de acordo com a concepção de diversos autores.
Maximiano (1974): Disciplina ou campo do conhecimento que trata da denifição e avaliação de pessoas e organizações, dispondo sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo.
Ferreira (1986): Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Daft (1991): Código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no tocante ao que é certo ou errado.
Wyley (1997): Obrigação moral, responsabilidade e justiça social que refletem a natureza ou o caráter do indivíduo e das empresas, uma vez que estas são formadas por um conjunto de indivíduos.
Reale (1999): Ciência normativa dos comportamentos humanos.
Marcílio e Ramos (1999): Arte que torna bom aquilo que é feito (operatum) e quem o faz (operantem).
Vázquez (2001): Teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.