Ética
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Toda sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e á conduta correta, válidos para todos os seus membros. Ética é a palavra que se refere á conduta humana seus atos pessoais e públicos. Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter, princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequencia a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vida profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.
Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto como obrigações e deveres.
Ética Psicanalítica
O psicanalista consiste em sustentar o ato analítico garantindo ao sujeito o direito de responsabilizar-se pelo que concerne ao desejo e ao gozo que o determina.
Código de Ética do Psicanalista
I – Denominação
Artigo 1 - Sob a denominação de Código dos Psicanalistas, caracteriza-se como o instrumento que disciplina eticamente todos os filiados.
Parágrafo único – Este código de ética dos Psicanalistas, doravante será denominado somente de código de Ética.
II – Objetivos
Artigo 2 - O presente Código de Ética se fundamenta nos princípios da filosofia moral, os conteúdos da valorização e desenvolvimento do