ética
1. Entre o bem e o mal: Axiologia
1.1- O que é axiologia?
É o estudo do valor. Etimologicamente falando é uma palavra formada por dois termos gregos: axia que significa valor e logos (logia) que significa estudo. É uma disciplina filosófica que estuda os valores.
Nota: (A etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras).
Atribuímos valores as coisas, objetos, pessoas, músicas, textos, etc. O valor pode ser negativo ou positivo. Podemos ainda não atribuir valor algum a determinada coisa, ser indiferente ou negar o valor a determinada coisa. Atribuir um valor a alguma coisa é não ficar indiferente a ela. Portanto, a não indiferença é a principal característica do valor.
Qualquer valor se situa ou num polo ou noutro polo oposto, jamais um valor pode ser negativo e positivo ao mesmo tempo. Essa característica do valor recebe o nome de polaridade. O valor sempre se opõe ao seu contravalor. Exemplos: O bem se contrapõe ao mal; A beleza se contrapõe à feiura; O agradável se contrapõe ao desagradável; A coragem se contrapõe à covardia, etc.
Os valores são, num primeiro momento, herdados. Ao nascermos já encontramos um mundo cultural com um sistema de significados já estabelecidos, de tal modo que aprendemos desde cedo como nos comportar em cada ambiente. Conforme atendemos ou transgredimos os padrões, os comportamentos são avaliados ou julgados como bons ou maus, seja do ponto de vista ético, estético, religioso, etc. Sofremos a valoração de nossas atitudes por outras pessoas e por nós mesmos em nossas ações e o resultado de nossas ações estão sujeitas à sanção (julgamento).
Sanção – é a consequência de um comportamento que pode ser objeto de elogio ou repreensão, recompensa ou punição. Aplica-se no campo da moral e do direito. Existe sanção moral e sanção jurídica.
O valor atribuído por um sujeito a um objeto está de acordo com a necessidade que o sujeito atribui ao objeto, é o que faz