Ética
1) ÉTICA É uma forma de comportamento que a sociedade espera que tenhamos em certas circunstâncias em determinados grupos sociais, todavia, não faz parte do conteúdo que trazemos ao nascer e sim que adquirimos de acordo com a sociedade que vivemos, costumes, orientações durante nossa formação pessoal, social, profissional, religiosa, política, para que tenhamos nossa satisfação sem ferir a sociedade, em um perfeito equilíbrio entre o interesse individual e coletivo. Existem instituições (sociedades) que apresentam uma diferença entre ética e os anseios da sociedade atual, onde em algumas existe o controle da ética entre os membros e em outras não, sendo neste caso um prejuízo ao corpo da referida instituição. Não devemos colocar no mesmo nível a Ética e a Moral, pois, a Moral é o conjunto de valores representado por regras, preceitos, costumes que caracterizam um normativa e a Ética é eminentemente teórica e filosófica sendo tão sujeita à interpretação tomada na busca de justificativas para seus dilemas.
2) ÉTICA JURÍDICA A ética Jurídica, em Direito, entende-se como ética profissional, sendo um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando uma boa prática da função e a preservação da imagem do próprio Operador do Direito, formulada a partir da prática profissional do Direito. O papel da ética na área jurídica é de muita importância, pois serão seus operadores que irão trabalhar para uma sociedade mais democrática, garantindo assim o acesso mais amplo aos seus direitos sem exclusão de seus deveres.
3) PLURALISMO E EFEITOS SOCIAIS Dentro da realidade atual, o Pluralismo Jurídico está expressamente presente, pois, vivendo em sociedade, o homem não necessita apenas das leis impostas pelo Estado por meio da Constituição Federal, também tem necessidade de se adequar-se as normas criadas e estabelecidas por grupos menores que compõe a sociedade