Ética
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios de comportamento que devem ser observados pelo homem perante a sociedade. A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, cujo significado é “caráter”, “modo de ser”. Diferencia-se da moral, que se fundamenta na observância a costumes e hábitos recebidos, enquanto a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
Nair de Souza Motta(1) define ética como sendo um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social". Já para frei Leonardo Boff(2) ética é uma parte da Filosofia que "considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e do seu destino, estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades".
No nosso dia-a-dia não fazemos muita distinção entre ética e moral, e acabamos usando as palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão separam estas definições. Para eles a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos e costumes que norteiam o comportamento do individuo na sociedade em que vive; enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca identificar os princípios morais de uma sociedade. Neste entendimento a ética seria filosófica e científica.
De uma forma simples, embora isto não faça diferença para quem se comporta com retidão, honestidade e responsabilidade, podemos definir ética como sendo um conjunto de princípios morais que devemos observar no nosso dia a dia; e moral como um conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem na sociedade, no meio em que vive.
Exemplos de comportamento ético: 1 - não adulterar documentos ou fatos para distorcer a verdade; 2 - não adulterar produtos para obter vantagens; 3 - não prestar