A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. – José Murilo de Carvalho.
Disciplina: História do Brasil.
Docente: Alfredo Moreira.
Discente: Álvaro Sotarelli.
A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. – José Murilo de Carvalho.
Através do título da obra “a formação das almas” já podemos imaginar a discussão que o autor trará, buscando entende que pensamento republicano foi formado através das imagens e representações criadas durante a formação da republica, e como esse pensamento elitizado ultrapassou barreiras a ponto de chegar nas classes mais baixas e influenciar o pensamento dos populares dos movimentos para a formação da república.
Na obra o autor trás discussões a cerca das criações de heróis e mitificação de atores sociais durante os movimentos republicanos, e no que estas criações influenciaram na formação das almas da republica, ou seja, no pensamento ideológico republicano.
Um dos personagens que o Autor analisa, é o Tiradente, dedicando um capitulo do livro exclusivamente para ele, que também foi um herói criado, foi um personagem que lutou pelo e para o povo e que fora derrotado, mas que por terem criado uma imagem de cristo sobre ele, então conseguiu respeito histórico e fora concebido como herói.
O autor ainda retrata a situação da mulher na vida política durante a republica. Da primeira a terceira republica, a mulher tinha uma representação da Roma clássica, que vista como dominante e que participa ativamente nas questões políticas e sociais. A partir da terceira republica, é incentivado o culto a Virgem Maria, o que faz a mulher perder seu lugar nas decisões políticas, aqui a mulher que tem vida política, é vista como corrompida e prostituta, portanto não merecia respeito e nem merecia fazer parte tais assuntos.
O autor ainda retrata a escolha do hino do Brasil e da bandeira, que foi uma disputa em que os ideais positivistas que ganharam, por terem tradições imperialista. Ainda coloca os positivistas como o grupo social que teve mais força e que lutou