Ética
Para Kant, Direito é “O conjunto de condições sob as quais o arbítrio de cada um pode conciliar-se com o arbítrio dos demais segundo uma lei universal da liberdade".
A partir das definições acima, é possível ter uma compreensão maior sobre o tema abordado no filme. Crash, é um filme onde histórias se ligam e a partir daí, as acontecem interligações com todos os problemas sociais, éticos e morais dos personagens.
Ao assistir o filme é possível perceber que o tema que mais se destaca é o preconceito, onde a diferença de etnia se torna um grande problema moral e ético. Ao analisar alguns pontos do filme fica mais fácil a compreensão do que quero dizer.
No momento em que Daniel está trocando a fechadura da casa de Jean, a mulher faz uma analise da aparência do sujeito e logo deduz que este não é de confiança. Neste ponto podemos observar que a mulher tem uma conclusão precipitada e provavelmente se sentiu “ameaçada”, pois ela já estava acostumada ao fato de pessoas com a aparência de Daniel, apresentarem algum tipo de perigo.
O que quero dizer é que, as pessoas julgam umas as outras, por meio de fatos já passados a eles, ou seja, uma pessoa teve uma experiência ruim com um negro, latino ou asiático e isso foi passado adiante, fazendo com que outras pessoas também tivessem uma visão deturpada do caráter do individuo. Isso leva a questionamentos morais e éticos.
O filme também mostra como o preconceito é tratado pelas vitimas, como os negros são atingidos, estes muitas vezes sentem-se revoltados pelo julgamento que lhes caem sobre os ombros,