Ética
Integrantes: Joesmar Abdon, Cássio Henrique, Fábio Borba.
Francisco Douglas
Exercício avaliativo, objeto da ética. Fonte: Adolf S. Vazquez.
O que diferencia a moral da ética?
A moral se mostra individual e resultado de uma decisão refletida, sendo assim não é natural do indivíduo, onde alheios, por sua vez, também julgam de acordo com normas estabelecidas. Seria moral julgar um amigo delator? Ou seria moral acobertá-lo por seu erro? Isto cabe somente a uma moral individual, ou seja, a moral não pode ser estabelecida por generalidade, a ética por sua vez, é um produto, do julgamento feito pela coletividade, “a ética é a ciência da moral isto é, de uma esfera do comportamento humano não se deve então confundir aqui a teoria com seu objeto: mundo moral (...) os princípios, as normas ou juízos de uma moral determinada não apresenta esse caráter “ segundo Adolf S. Vazquez.
O que é Ética segundo Vazquez?
Concluindo a definição de ética da questão anterior, a ética é determinada por preceitos normativos cuja função fundamental seria de indicar o melhor comportamento de vista moral, um exemplo prático é curso de etiqueta imposto por regras da sociedade, ou seja, cada cultura mantem sua ética prefundamentada em seus costumes.
Como se relaciona: Ética e a filosofia?
Qualquer relação entre a ética e a ciência se baseia em atribuição exclusiva da filosofia, é apresentada como parte de uma especulação construtiva, levando em conta a ciência e a vida real. A ética filosófica baseia-se em buscar uma concordância em princípios filosóficos sendo questões éticas constituintes do pensamento filosófico “e assim foi até a realidade de nossos dias desde as origens da filosofia” se apresentando como um saber total que se ocupava praticamente de tudo.
Porque evitar o psicologismo, o sociologismo, o economicismo?
Os agentes morais são os indivíduos que fazem parte de uma comunidade, portanto é claro que existem conflitos de um