Ética
Prefácio
A vida humana se caracteriza por ser fundamentalmente ética.
Os atos de caráter técnico são qualificados eticamente, servindo para expansão ou limitação do ser humano.
O plano ético permeia todas as ações humanas. Sem liberdade não há ética e não há liberdade sem valoração.
1.A significação da ética
Exercício social de reciprocidade, respeito e responsabilidade. Tem sido considerada um obstáculo para atravancar o andamento das facilidades do pragmatismo consumista e comercial.
Manifestação de comportamento, conjunto de intenções, obtenção de determinados efeitos.
A ética demanda do agente: Conduta livre e autônoma(parte da consciência), conduta dirigida pela convicção pessoal e conduta insuscetível de coerção
Um bom critério para distinguir ético de ação moral é que a ética procura a solução de conflitos intrasubjetivos e intersubjetivos.
Moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação, enquanto ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas(Adolfo Sánches Vasquez)
2.Estudo e prática da ética
O saber ético incumbe-se de estudar a ação humana em sua acepção mais ampla, como a exterioridade, intencionalidade, finalidade, utilidade.
A ética como prática consiste na atuação concreta e conjugada da vontade e da razão. A realização mecânica de atos exteriores pelo homem deve estar em pertinência afinidade com a atitude interna.
Então, a prática ética deve representar a conjugação de atitudes permanentes da vida, em que se construam, interior e exteriormente, atitudes gerenciadas pela razão e administradas perante os sentidos e os apetites.
Moral é o conceito da especulação ética, pois se trata do conjunto de hábitos e prescrições de uma sociedade, objetivo de reflexão. A ética constitui-se num saber especulativo acerca da moral, e que, portanto, parte desta mesma para se constituir e elaborar críticas. A ética