Ética
INTRODUÇÃO: 4
ÉTICA PROFISSIONAL 5
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO 5
DA PROFISSÃO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO 5
PORTARIA N.º 3.275, DE 21 DE SETEMBRO DE 1989 5
NR-4 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 7
CONCLUSÃO: 10
BIBLIOGRAFIA: 11
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa trata da ética profissional do técnico de segurança do trabalho, usando como base o próprio código de ética deste, atendo-se aos seus dois primeiros capítulos: I – Da atividade profissional e II – Do profissional.
O objetivo principal está na aprendizagem e reflexão sobre estes preceitos, lançando mão da literatura disponível sobre o tema, assim como das leis brasileiras e deixando comentários sobre cada artigo estudado. ÉTICA PROFISSIONAL
Para um melhor entendimento da ética profissional é preciso conceituar ética, moral e direito.
Ética é uma reflexão sobre a ação humana, o que é certo e errado, justo ou injusto, um de seus objetivos é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A ética não estabelece regras concretas.
A Moral e o Direito vão criar regras para a vida em sociedade, antecipando as ações humanas, mas de formas diferentes.
A moral se diferencia da ética por ser um ato, é entendida pela obediência (moral) ou não (amoral) de uma norma, costume, mandamento, etc. A Moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas.
O Direito, delimitado pelas fronteiras do Estado, cria as leis para a sociedade, aplicáveis apenas àquela área geográfica.
Sabendo agora diferenciar, ética de moral e direito, é possível entender a ética profissional como sendo a reflexão sobre a forma de agir correta do indivíduo no exercício de sua função, pois existem deveres profissionais obrigatórios, oriundos de juramentos realizados após a formação e escritos em forma de leis, que requerem comprometimento com a profissão