Políticas públicas de lazer
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: RECREAÇÃO
ARTIGO DE RECREAÇÃO SOBRE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER
Discente
Viviane Damascena
Docente:
Pedro Abib
SALVADOR/DEZEMBRO
2010
VIVIANE DAMASCENA
ARTIGO DE RECREAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DO LAZER
Artigo apresentado a Disciplina de recreação do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Bahia, como um dos trabalhos da disciplina.
Docente: Pedro Abib
SALVADOR/DEZEMRO
2010
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o processo histórico de compreensão do lazer entendido atualmente como um direito social previsto no artigo 6º da constituição federal de 1988 e em função disto quais politicas vem sendo desenvolvidas pelo poder público para que todos tenham acesso ao mesmo. O artigo ainda tem por proposta mostrar o quanto a relação lazer x trabalho influenciou e continua influenciando no tipo de politicas públicas desenvolvidas pelo Estado.
Palavras-chave: Lazer, politicas públicas e trabalho
Introdução
A compreensão que temos hoje sobre o que é lazer é resultado de um longo processo histórico. Para os teóricos Melo e Alves Junior (2003) as formas de divertimento sempre existiram na sociedade “contudo, o que hoje reconhecemos e denominamos cotidianamente por lazer é uma construção social moderna, cujo surgimento deriva de circunstâncias e contextos sociais específicos”.
A contínua busca de formas de diversão não significa ter sempre existido o que hoje chamamos por lazer, na medida em que tais formas de diversão guardam especificidades condizentes com cada época, que devem ser analisadas com cuidado. Por certo, existem similaridades com o que foi vivido em momentos anteriores – e mesmo por isso devemos conhecê-los –, mas o que hoje entendemos como lazer guarda peculiaridades que somente podem ser compreendidas em sua existência concreta atual. O fato de haver equivalências