Póliticas publicas lazer
Departamento de Ciências da Saúde
Colegiado de Educação Física
Felipe Ribeiro Brito
Políticas Públicas de Lazer
Ilhéus/BA
2012
Felipe Ribeiro Brito
Políticas Públicas de Lazer
Texto de políticas públicas de lazer, para avaliação da disciplina Tópicos Especiais II administrado pelo professor Marco Aurélio Ávila.
Ilhéus/BA
2012
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar e discutir informações sobre políticas públicas de lazer já publicadas. Refletindo suas características, o que vem a ser este termo. Será enfatizado sobre as atividades recreativas, lazer e turismo na terceira idade que esta em alta no mercado de trabalho e a importância das aplicações dos projetos, fazendo um resumo sobre um estudo feito do projeto de políticas públicas de lazer em Goiânia.
Palavras-Chave: Políticas Públicas de lazer; atividade recreativa e projeto.
Introdução
Primeiramente para falar sobre politicas publicas de lazer é preciso entender o seu significado e seu histórico, no qual sua definição é bastante esclarecedora na descrição de MARCELINO, et al, 2007:
Para uma politica pública na área – alicerça em valores de participação popular e de contribuição no plano cultural, para o exercício da cidadania, com é o caso do que é preconizado pelo Sistema Nacional do Esporte Lazer, é fundamental o processo de formação e desenvolvimento de quadros para atuação, na perspectiva de reversão de expectativas da própria população, qualificando a demanda por serviços públicos – inexistentes, para determinadas parcelas da população, ou viciada pelos valores da indústria cultural, em amplos setores.
Assim de forma esclarecedora estas políticas públicas desempenham um papel essencial na sociedade atual, podendo ser definida como um conjunto de ações exclusivas do estado, dirigidas a atender ás necessidades de toda a sociedade a fim do bem comum.
Após o esclarecimento de politicas públicas de lazer, é