Ética
FAC-3
Curso PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ACERCA DOS CONCEITOS.
SINOPSES – ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
CAMPINAS
2013
NOME : ANIELLE PATE VEIGA
RA: 2250495472
ProfMs. Heraldo Traetta
REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA
A Ética que vem do grego ethos, é um estudo do comportamento humano que está ligado em seu modo de agir, valores morais de princípios e ideias. É uma virtude transcendental que compreende os limites das leis naturais, atingindo um estado de espírito consciente. Ela é constituída por três forças, são elas: Consciência Pessoal, Social e Universal. Quando conscientizamos de determinados princípios éticos, o nosso comportamento se edifica nos tornando seres honestos, bondosos e justos com as pessoas e consigo mesmos.
Como dizia Sanchez Vasques (1975,p.12): “ a Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade.” O sentido dessa definição, relaciona-se com o papel que ela desempenha na sociedade, no sentido de possibilitar um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade.
A sobrevivência humana demanda condições materiais de vida como normas de conduta. Lima Vaz (1993) relembra que a ética, entendida em um sentido amplo, é a morada do homem, como abrigo protetor do ser humano, ou seja, como condição de sobrevivência e de convivência social. A abertura do espaço humano do ethos inscreve-se nos costumes, hábitos, normas, interditos, valores e ações. Porem a escolha livre e consciente do sujeito, de fato, representa as circunstâncias históricas do agente, sua historia pessoal e sua herança familiar e cultural.
A sociedade contemporânea, acreditou nos poderes da ciência e da técnica como forma de proporcionar uma vida abundante materialmente e de felicidade. O próprio ser humano lhes fez com que ciência e a técnicas deixassem de ser grandes promessas e se transformassem em perigosas ameaças. Atualmente, as falhas que registramos nos processos científicos e tecnológicos,