Ética
Senso Moral e Consciência Moral
Marilena Chauí relata nesse Cap 04 -Senso e Consciência Moral, que ambos dizem respeito a valores que são inseparáveis da vida cultural, que definem as pessoas, os valores positivos e negativo. Esses valores nos estabelecem a diferença do bem e mal.
Muitas vezes vemos situações de pessoas morrendo de fome e miséria, ficamos horrorizados diante a violência como: chacinas de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocídio, torturas, suplícios e injustiça. Vemos também pessoas que tem ações de honestidade, honradez e altruísmo que nos deixam admirados por suas ações.
Todos esses sentimentos diante a essas situações manifestam o nosso senso moral.
Outras situações como por exemplo, uma pessoa querida, com uma doença terminal, está viva apenas porque seu corpo está ligado a máquinas que a conservam. Suas dores são intoleráveis. Inconsciente geme no sofrimento. Não seria melhor que descansasse em paz? Não seria preferível deixá-la morre? Podemos desligar os aparelhos? Ou não temos o direito de fazê-lo? Que fazer? Qual a ação correta?
Situações como essa ou mais dramáticas surgem sempre em nossas vidas. Manifesta nosso senso moral como também a consciência moral pois exigem que tomamos decisões e as justifiquemos para nós e para os outros os motivos que nos levaram a tomar aquela decisão sendo responsável por ela e sabendo que terá conseqüências.
Quando estamos diante a situações como essas que nos deixam em dúvidas mas tem que ser tomado uma decisão e essas decisão pode levar a conseqüências positivas ou negativas está sendo manifestado a nossa consciência moral.
Juízo de fato e de valor
Marilena Chauí começa explicando o que é o juízo de fato e de valor.
O juízo de fato é quando constatamos um acontecimento como " Está chovendo".
O juízo de fato são aqueles que dizem como as coisas são e por que são. Eles estão presentes na nossa vida, na