Ética
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.
tudo sobre as duas guerras mundiais
A Primeira Guerra Mundial teve suas origens no processo de Imperialismo do século XIX. Quando ocorreu a partilha da África e da Ásia pelas potências européias, países como Alemanha e Itália ficaram de fora, o que gerou insatisfação por parte destes. Por outro lado, Inglaterra e França se beneficiaram da divisão desses continentes, explorando a matéria-prima e o mercado consumidor existente. Somado a isso, os países europeus estavam empenhados em uma rápida corrida armamentista, já como maneira de se defenderem ou atacarem num futuro próximo, o que gerou um clima de tensão. Por fim, já havia também uma rivalidade existente entre Alemanha e França, devido a perda, no final do século XIX, da região da Alsácia-Lorena, antes de posse dos franceses, para os alemães. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperavam uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
A Segunda Guerra Mundial se iniciou devido, principalmente, ao surgimento, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e tentando reconquistar terras perdidas na Primeira Guerra. Já na Itália estava crescendo o partido Fascista, liderado por