ÉTICA
Quando há consenso e aceitação dos costumes e valores morais estabelecidos, não há necessidades de muito discussão sobre eles. Quando surgem questionamento sobre a validade de determinados valores ou costumes, surge a necessidade de fundamentar teoricamente estes valores vividos de uma forma prática. Aqui aparece o conceito de ética, que vem do termo grego: ethos, modo de ser, caráter. A ética é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade, ou, como os princípios que dão rumo a estas práticas.
O conceito de ética é usado para se referir á teoria sobre a prática moral. É uma reflexão teórica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral, isto é, a dimensão prática de nossa vida.
É comum na história, encontrar pessoas que propõem um sistema ético criticando a moral vigente e propondo uma mudança radical nos valores e normas estabelecidas da sociedade. Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações. É uma ciência que tem por objeto a moral e a lei, e pretende aprimorar as atividades realizadoras de si desenvolvidas pelos indivíduos, pela busca do bem em função do conteúdo de justiça a que pode dar oportunidade. A ética propõe rumos possíveis para o aperfeiçoamento da moral e da lei. Muitos filósofos e líderes se encontram nesta condição.
No nosso cotidiano, nos encontramos domesticados pelos valores morais vigentes. A experiência ética fundamental é descobrir a diferença entre o que é e o que deveria ser. Nas organizações, muitos dirigentes querem fazer o querem e não se perguntam o que deve ser feito. O fato de não saber como agir numa determinada situação nos mostra que os seres humanos são seres inacabados. Por isso é que cada um, ou cada grupo, cria resposta e soluções diferentes para perguntas e problemas semelhantes.
O grande desafio de nossas vidas é o processo de construção do nosso ser. Construir ou conquistar o