Ética
Este processo cognitivo compreende três níveis de desenvolvimento moral – pré-convencional, convencional e pós-convencional –; cada um se subdivide em duas fases, também elas seqüenciais. A passagem de um nível para outro pressupõe uma progressão no desenvolvimento moral do indivíduo e uma mudança na forma de pensar que, em geral, não admite retrocessos. Em cada nível existem duas fases, representando a segunda uma forma mais avançada e organizada da primeira.
No primeiro nível de percepção moral – pré-convencional – os indivíduos tomam as decisões com base nas consequências ou recompensas das suas ações, associando os conceitos de 'certo' e de 'errado' aos efeitos do seu comportamento e cedendo o seu julgamento ao exercício autoritário de poder. No nível convencional, a opinião dos grupos sociais envolventes passa a ter importância para a tomada de decisões que, na generalidade, visam satisfazer e obter a aprovação dos outros, verificando-se uma aderência a comportamentos, normas e valores aceitos pela sociedade em geral. Finalmente, à medida que o indivíduo atinge a maturidade moral, evolui para o nível pós-convencional, verificando-se um esforço por desenvolver padrões morais pessoais regulados por uma consciência crítica do mundo e independentes das normas estabelecidas por via da autoridade de qualquer outro agente social (Kohlberg, 1969, 1984).
Responsabilidade Social:
A responsabilidade social deve fazer parte dos negócios de uma empresa, pois produz ganhos de imagem institucional e benefícios internos e externos para a organização. O Papel do Administrador: Sabemos que a responsabilidade social é um processo irreversível para todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas.
O papel do administrador é conscientizar as empresas para a importância da cidadania empresarial e, principalmente, ser o principal