Ética
Ética é uma palavra de origem grega (do grego, ethos) que define o estudo da moral ± estabelecendo conjuntos de normas que tipificam como certas ou erradas as condutas que cada indivíduo tem no seu dia-a-dia, perante a sociedade onde se encontra inserido.
Moral (do latim, mores) define o conjunto de costumes pelos quais os indivíduos e rege consoante os seus princípios, permitindo uma conduta certa ou errada. Estes conjuntos podem ser definidos em dois tipos de normas:
• Normas morais ± Praticadas e aceites por uma sociedade.
• Normas jurídicas ± Leis e regras que definem a legalidade das ações.
a. Ética, Ética Aplicada e Ética Empresarial
A ética restringe as ações de cada indivíduo, pela aplicação da moral. A consciência de cada indivíduo determina o comportamento que melhor se adéqua aos seus valores e razão, perante a sociedade onde se encontra inserido ± uma vez que cada individuo tem a sua própria concepção das suas aspirações.
Neste sentido, pode-se fazer referência a uma conduta ética± regras onde os valores humanos são equacionados para que cada indivíduo possa ser tratado com igualdade, justiça, dignidade, solidariedade e respeito, entre outros. Possibilita-se assim um desenvolvimento integral, visando a formação de uma sociedade equilibrada.
Ética aplicada
A ética aplicada estuda do ponto de vista moral as condutas da vida pública e privada de um indivíduo ou organização, restringindo este estudo a determinadas áreas de atividade, sendo as principais: ética da decisão, ética profissional, ética clínica, ética empresarial, ética organizacional e ética social.
Ética Empresarial
A ética empresarial consiste na implementação de condutas morais e legais dentro da organização, com o objetivo de criar um equilíbrio com a sociedade na qual se enquadra. É essencial que uma organização defina os seus objetivos com base nestes critérios, deixando transparecer para todos os seus públicos-alvo (internos ou externos) estas condutas pelas quais