Ética
“Ética é todo esforço do espírito humano pra fomular juízos tendentes a iluminar a conduta das pessoas, sob a luz de um critério de bem e de justiça.”
O compromisso com a ética e a cidadania constitui missão inarredável de qualquer área profissional, e de forma especial do Curso de Direito.
Temos diante de nós um projeto que tem como metodologia: ver, julgar , agir.
VER A REALIDADE
Diante de uma observação de avanço através da tecnologia e desenvolvimento em que estamos inseridos, podemos perceber contraditoriamente, que as riquezas e caminhos que podem abrir horizontes de prosperidade a um Estado e seu povo, constituem também em sendas de que se aproveita o crime organizado, a violência, a corrupção, desviando oque seria glorioso para a sociedade para realidade bem diferente.
JULGAR A REALIDADE
Essa realidade recebe nosso repúdio, e indignação. Temos um povo trabalhador com alto padrão de honradez e dignidade, povo que mantêm zelo em nosso solo.
Os que operam o crime, e se corrompem são minoria, felizmente; porém uma minoria forte que comanda o poder político e econômico.
AGIR EM FACE DA REALIDADE
Existe um papel de presença atuante diante do que vemos e julgamos, dos juristas no momento de crise .
Além das disciplinas que integram uma grade curricular, todo o clima ético e de valorização da cidadania e da pessoa humana deve impulsionar a vida acadêmica. A seleção de professores deve ser exemplo para a juventude, sua vida , seu trabalho. É necessário formar profissionais competentes para as diversas áreas do direito.
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL
A maior idéia de que o exemplo do mestre é a maior força educadora do discípulo, a grade curricular concebida realça o compromisso da faculdade com a ética, a cidadania e os direitos humanos.
As diversas dimensões que a cidadania assume, inclusive a existencial, obrigam que outros saberes, e não apenas o saber jurídico, enriquecem, justifiquem e consolidem o Direito da Cidadania. O