Ética
Ética Geral – 3º período.
I – ÉTICA GERAL
1.1 CONCEITO DE ÉTICA
Para Édouard Delruelle apud Jesé Renato Nalini (2004), a ética permite delinear uma dimensão do comportamento que escapa à moral. É a dimensão subjetiva e ponderada dos valores e das normas; a forma como cada um se conduz como cada um se define enquanto sujeito moral.
1.2 PRINCÍPIOS ÉTICOS
A) PRINCÍPIO DO COLEGUISMO
Para José Renato Nalini (2011), este princípio de traduz pelo
Sentimento
derivado
da
consciência
entre
vários
cidadãos
pertencentes ao mesmo grupo profissional, a fim de inspirar certa homogeneidade comportamental, encarada como verdadeiro dever.
Pode-se
dizer
que
o
coleguismo
se
caracteriza
por
vários
sentimentos, dentre os principais: a lealdade e a confiança.
Sob o prisma deontológico o princípio supra deve ser consistente proveniente da consciência de integração de determinada classe, de modo que haja uma homogeneidade comportamental, tida como legítimo dever e assistência recíproca.
Embora sejam parecidos, este princípio não pode ser confundido com o da solidariedade, pois de forma diferenciada, este por sua vez está ligado estritamente com o lida do dia-a-dia (exercício profissional). Exemplo 1: Substituição de um colega que se encontra enfermo.
Exemplo 2: Socorrer o colega que, na ocasião, precisa de algum instrumento para sua profissão.
B) PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE
Ao contrário do princípio do coleguismo, este princípio se manifesta fora do ambiente de trabalho e se fundamenta sobre a dignidade do colega. É solidário àquele que defende o outro colega quando injustamente atacado em sua honra, ou que auxilia a família do colega doente.
C) PRINCÍPIO DA DILIGÊNCIA
Este princípio se caracteriza pela assiduidade do profissional liberal, de modo que:
Exemplo 1: Não falte ao compromisso assumido;
Exemplo 2: Não falte ao trabalho;
Exemplo 3: Tratar