Ética
Aluno: Pedro Pastuk
Livro: Ética profissional em Educação Física Identificando Valores para o Estudo da Moral no Esporte
Atualmente existe uma dificuldade na construção do conheciemnto a respeito do que seja “fair play” devido a pouca quantidade de estudos fundamentados. Assim, o termo “fair play” (traduzindo ao pé da letra: jogo justo) é a forma de interação da moral e ética na conduta de um determinado atleta de um determinado esporte. Ou seja, se ele age de acordo com os princípios morais e éticos, discernido o correto do errado. Moral e ética, na maioria, são tratadas como sinônimos. Porém há uma diferença sutil. A primeira está na esfera dos costumes, enquanto que a segunda está na área dos pensamentos sob a forma de princípios. Há de se destacar que nem sempre todos os princípios éticos dos componentes do grupo estão em harmoni, pois há aqueles que criam os próprios princípios nos quais somente eles mesmos seguem. Estes são denominados solipsistas e podem afetar a ordem moral da comunidade.
Então, como agir diante de um solipsista? Deve-se aplicar-lhe sanções.
A sanção é a indicação de pena contra os transgressores e é usada sempre que se rompe uma norma estabelecida num código moral ou legal.
Ilustrar isso, retomemos ao acontecido nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Em uma prova de fundo no atletismo corriam dois atletas marroquinos; um deles sacrificou sua participação nos Jogos para atuar como coelho (que é aquele atleta que corre no limite máximo no início da prova, provocando um melhor aproveitamento dos demais competidores da equipe) premeditadamente. Essa atitude proporcionou a vitória à um marroquino. O resultado disso foi que na premiação das medalhas, o ganhador foi vaiado intensamente pela torcida e o segundo colocado foi ovacionado veemente.
O olimpismo é um conjunto de valores universais, que servem como linha diretriz para a formação dos princípios e comportamentos dos atletas. Nestes termos, a moral do