Ética G.I.
Hoje em dia as empresas buscam mais do que profissionais qualificados, necessitam de pessoas “corretas” em seu ambiente de trabalho. Pessoas que consigam discernir o certo do errado e principalmente que não prejudique e nem faça seu ambiente de trabalho um campo de guerra.
Nos dias atuais é muito difícil encontrar profissionais da tecnologia da informação que seguem uma conduta ética correta, podemos notar o crescimento de novas tecnologias e que em cada minuto as informações mudam e muda a maneira de ver o que é certo e errado. E o que é mais alarmante, os novos profissionais seguem a mania do velho “Copiar” e “Colar”, não conseguem ter sua própria opinião sem ter que copiar algo de alguém.
Podemos dizer que ética é um conjunto de normas e condutas que qualquer profissional deverá cumprir, ou seja, são regras nas quais devemos segui-las.
Podemos acrescentar também que ética é a consciência de cada individuo têm em tomar decisões corretas. Principalmente na área de Informática onde os profissionais trabalham com informações sigilosas em suas empresas e muitos não estão orientados quanto à forma do uso dessas informações. Temos muitos exemplos sobre falta de ética, profissionais que tiram peças ao invés de concertá-las, cobram preços exuberantes, praticam pirataria e trabalham de má fé.
• Códigos de Ética
Os códigos de ética das sociedades profissionais da área de computação no exterior geralmente contemplam seis aspectos básicos de obrigações éticas, que não raro conflitam entre si e a priorização normalmente é deixada para o bom senso de cada profissional. Por exemplo: as obrigações para com o empregador podem prejudicar a sociedade em geral ou violar leis.
Essas seis obrigações básicas são para com:
1. A sociedade em geral: refere-se à preocupação com o bem estar das pessoas em geral, quando consideradas como usuários de sistemas computacionais (hardware e software) e envolvem, tipicamente, aspectos de segurança, privacidade e