trabalho administração de material
Introdução
Estamos vivendo atualmente um grande crescimento das operações de comércio exterior brasileiro e, cada instante, necessitamos conhecer os procedimentos e todas as passagens desse setor da economia.
Esta obra é voltada para o acadêmico de administração, carente de publicações bibliográficas sobre a Administração de Materiais e principalmente da Importação, vindo, com certeza, orientá-lo e dando condições de ter conhecimento da sistemática que envolve a importação no Brasil.
Está estruturado, visando demonstrar os pontos principais da Administração de materiais (estoque, planejamento, cadastro, transporte, armazenagem, etc.), a importância da função Compras e suas particularidades como a negociação e a qualificação dos compradores e termina com um roteiro prático e objetivo sobre os trâmites que envolvem a importação brasileira.
4.1- A Administração de Materiais
Segundo (L. J. Rose, 1956:70) a Administração de Materiais é o planejamento, direção, controle e coordenação de todas aquelas atividades ligadas às aquisições de materiais e estoques, desde o ponto de sua concepção até à sua introdução no processo de sua fabricação. Ela começa com a determinação da qualidade do material, e a sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado e a preço mais baixo.
Num significado mais prático do que foi anteriormente citado: a Administração de
Materiais verifica requisições, provê a disponibilidade, determina os níveis de valor e de preços e controla o fluxo de materiais, desde o início do desenvolvimento das necessidades da produção
(vindo do recebimento da encomenda do cliente ou do programa de mercado de vendas antecipadas), até a entrega final do produto ao referido cliente. (Farrell & Heinritz, 1983:72)
Atualmente uma empresa é bem sucedida na proporção de sua habilidade de suprir, com a
necessária