Trabalho lean de administração materiais
O Sistema Lean vem trabalhar uma filosofia operacional ou um sistema de negócios que abrange alguns princípios fundamentais: uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos (menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço), e ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam no tempo certo.
HISTORICO
O Sistema Lean é baseado no Sistema Toyota de Produção. A crise do petróleo em 1973 gerou recessão global e estagnação econômica nas empresas em todo o mundo. Porém, na Toyota Motor, houve um crescimento nos anos de 1975, 1976 e 1977, e isto levou as pessoas a quererem saber o que acontecia na Toyota. A Toyota foi a que mais rapidamente se adaptou e superou a crise graças ao seu sistema enxuto de produção, conseguindo colocar no mercado, carros mais baratos, de melhor qualidade, com menor consumo de combustível surpreendendo toda a indústria ocidental e em particular a indústria automobilista americana. A partir daí a comunidade industrial internacional vem buscando utilizar os conceitos do Lean Manufacturing nos seus processos, que é a concentração na velocidade de suprimento, ou no “lead time”, através da eliminação dos desperdícios em cada passo da cadeia de valor, proporcionando melhor qualidade com redução de custos e aumentando a moral dos funcionários.
SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Produção Enxuta (Lean Production), são os nomes pelo qual ficou conhecido o sistema de produção desenvolvido pela Toyota, que tem em seu conceito eliminar todos os elementos desnecessários na área de produção, é utilizado para alcançar reduções de custos, cumprindo com as necessidades dos clientes aos custos mais baixos possíveis. O Sistema de Produção Toyota é baseado na