ética e responsabilidade social
Sobre
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Escola Estadual Emilio Zuneda.
Nome dos componentes: Renata Souza, Zora Ionara, Pedro Rodrigues, Rafael Jardim, Glauber Goulart e Alessandra Roque.
Totalidade: 11TA.
Introdução:
Hoje em dia muitos executivos tem discutido com muita frequência sobre a responsabilidade social das empresas, perante sociedade, funcionários, acionistas e clientes.
A preocupação com princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessário para que se estabeleçam critérios adequados parra atividades empresariais socialmente adequadas.
Ética e Responsabilidade Social:
Responsabilidade social é uma expressão que se tornou recorrente no final do século XX, principalmente vinculado com o contexto empresarial. No entanto o termo é sempre aplicado de forma vaga nunca definido com rigor, implicando em uma subjetividade que distorce seu real significado.
Responsabilidade social é definida genericamente como o comportamento ético do individuo e das instituições para com a sociedade.
Responsabilidade social se insere contemporaneamente em todas as esferas da vida humana, inclusive nos meios de comunicação, na educação, na saúde, nas empresas e no direito.
O termo responsabilidade social tornou-se comumente utilizado a partir de 1950, principalmente nos EUA, a despeito de alguns teóricos iniciarem a abordagem do tema, desde o século XX.
Adquirir a responsabilidade ética seria assim um processo de amadurecimento que faz parte da vida, mas que só acontece quando indivíduo possui orientação para perceber a oportunidade e mudança efetivada pela educação norteadora ética.
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral” estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são