mecanica
O processo pode ser acompanhado do uso de abrasivo misturado com óleo.
O processo é geralmente antieconômico quando houverem camadas mais espessas de carepa ou óxidos a serem removidas.
Tamboreamento: é um método de esmerilhamento onde as peças são colocadas dentro de um tambor fechado ou aberto que gira provocando a limpeza das peças pelo atrito com material abrasivo contido no tambor.
Agentes: entre os componentes abrasivos utilizados destacam-se a areia, o pó de esmeril, peças de aço pequenas e médias, óxido de alumínio, e eventualmente granito e quartzo.
O processo é indicado para peças com sujeiras muito aderidas
Processo: remove a carepa , óxidos e cascas de fundição por efeito do impacto de areia ou esferas de aço sobre a peça a limpar.
A areia é impulsionada por ar comprimido.
Agentes : areia quartzídica ou esferas de aço
decapagem é todo o processo destinado à remoção de óxidos e impurezas inorgânicas, incluindo-se nestas categorias: a carepa de recozimento e de laminação, as camadas de ferrugem, a casca de fundição e as incrustações superficiais.
A decapagem química é adequada a aços ditos macios, por meio de mergulho em banhos de ácidos sulfúrico ou clorídrico concentrado, a uma temperatura de 100ºC e 85ºC respectivamente, duranto a imersão de um minuto a um mês.
Geralmente, já aos primeiros quinze minutos da imersão praticamente toda a camada de óxido é removida. Contudo, o tempo do banho de decapagem pode ser afetado por duas variáveis:
Características específicas do aço a decapar: natureza do aço, composição, estrutura e espessura da camada dos óxidos.
Características da solução do banho ácido: natureza do ácido, sua composição e temperatura da solução ao longo da