Ética e responsabilidade social
“ Uma coisa é a filantropia, que pode ser a simples doação; outra é transformar uma realidade ruim, fazendo com que ela se aproxime ao máximo do ideal”. Lívio Giosa
Definições de filantropia tradicional ou pura, a nova filantropia e o investimento social privado.
Filantropia tradicional teve inicio no séc. XIX nos EUA e nos países ricos da Europa sua figura dominante é o doador, ajuda aos excluídos mas a doação é esporádica ou seja não tem continuidade, o gerenciamento é inexistente pois não tem preocupação com o retorno, suas doações são focadas em instituições beneficentes.
A nova filantropia teve inicio no séc. XX em especial nas décadas de 60 e 70 onde foram criada as organizações em defesa dos direitos humanos e ambientais. Baseia em doações, mas a entidade beneficiada e avaliada quanto a causa que defende, seus gastos são vistos como investimento, pois visa o retorno social obtido e suas doações são continuas. Exemplo deste tipo de abordagem é a empresa Mc Donald´s uma vez no ano tem o “Mc Dia Feliz” toda venda do sanduiche Big mac e revertida para entidades que cuidam de crianças com câncer em todo Brasil.
Investimento social privado(ISP) teve inicio no final dos anos 80 quando as grandes empresas criaram seus braços sociais , sob a forma de fundações e instituições. Difere dos modelos de filantropia que são as doações mas tem os traços da filantropia, é feita uma ação de investimentos em projetos sociais, visando o problema social, o público-alvo, os tipos de benefícios, define os parceiros estratégicos que poderão ser: empresas investidoras, Ongs, governo, comunidade e a equipe de voluntários. Exemplo é a Fundação Bradesco que tem como foco a educação de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Na