Ética e Relações Humanas no Trabalho
ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Me. Luís Fernando Crespo
Tutor Presencial Luis Carlos Newley Kopke
Aluno
Ana Claudia Zandonadi Diniz
RA
3319526824
Aluno
Fabio de Almeida Parisi
RA
2333428735
Aluno
Tatiane Machado de C. Rodrigues
RA
2321336838
São José dos Campos
03.06.2014
Índice
2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração 4
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 7
1. Introdução
A competitividade dentro das empresas, seja por um reconhecimento, melhores posições, prestígio ou até mesmo poder, tem muitas vezes deixado à ética profissional de lado. Na ambição de conciliar interesse pessoal, demonstrar pró atividade, com objetivos comuns entre vários indivíduos, está sendo um grande desafio ao administrador; manter o respeito ao concorrente, ao cliente, cumprir as leis e acima de tudo ser ético.
A ética profissional atinge as profissões, os profissionais e entidades do mesmo segmento. A empresa necessita fortalecer de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, assim como os valores e princípios da organização se transformem em parte de sua cultura.
2. A ética profissional no filme Amor sem Escalas
Encontramos um padrão ético que no filme parece ser considerado normal que é a contratação de uma empresa terceirizada para comunicar aos funcionários das empresas que estão sendo demitidos e para apresentar o pacote de demissões e também fornecer apoio psicológico no primeiro momento. Não é possível afirmar que essa prática já chegou a ser comum nos EUA, mas é incomum para não dizer desconhecida pelas empresas brasileiras, onde é responsabilidade dos gestores das áreas contratar, motivar, treinar, promover, dar feedback, e demitir e for o caso, embora. Durante os debates, contatamos que há nas empresas algumas pessoas que