Ética e Relações Humanas no Trabalho
Aqui caímos em outro grande perigo contra a noção de igualdade, que é o da exclusão moral,como descreve a seguir, o documento da CNBB:
“Exclusão moral é o que fazemos quando colocamos pessoas ou grupos fora das exigências básicas da justiça, sem que isso nos incomode muito. É como se achássemos que essas pessoas não merecem viver. Não são cosideradas vítimas, são vistas como culpadas, subumanas, desumanas - e com isso nos sentimos desobrigados de nos importar com o que acontece com elas. Simplesmente “desligarmos” a nossa sensibilidade moral em tais casos. É o que acontece quando há linchamentos, por exemplo: uma população, geralmente ordeira, acha que alguém 'merece' morrer e massacra o culpado, ou deixa que outros o façam sem protesto. O mesmo se passa quando há violência contra presidiários ou prostituídos (as), quando a polícia prende certo tipo de 'suspeitos' e usa de meios ilícitos para conseguir confissões de culpa”.
( CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Direito de gente - Assunto de fé - Para todos os que acreditam na defesa dos Direitos Humanos. SP, Paulus, 1997, p.38 e 39.)
Diante do exposto,pode-se afirmar que:
a. É urgente promover a ética da ética, pois a consciência moral na atualidade mostra-se elástica e acomodada às circunstâncias e interesses
b. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Solidariedade, não está sendo respeitado. c. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social, porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Liberdade, não está sendo respeitado.
d. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Justiça, não está sendo respeitado
e. A Ética é dissociada de perspectivas ideológicas, portanto não pode ser excludente