Tecnólogo
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Rio de Janeiro
2013
Flavio Balbino de Souza
“Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A”
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Rio de Janeiro
23/08/2013
Como todo planejamento estratégico se inicia pela determinação da visão e missão, gostaria de citar a visão e missão da empresa Natura, tema dessa avaliação.
“VISÃO
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”
“RAZÃO DE SER
Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. BEM-ESTAR é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. ESTAR BEM é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”
Na minha avaliação, as recomendações para elaboração da visão e missão são atendidas na declaração do perfil da Natura disponível em seu site.
Seguindo o conteúdo aplicado pela disciplina, a visão precisa expressar um “sonho” e dar uma direção, ter conteúdo positivo e inspirador de forma a estimular todo o potencial da organização.
A Natura, desde o início de sua história declara que tem duas paixões: a cosmética, como instrumento de promoção de bem-estar e de autoconhecimento e pelas relações humanas. Aqui ela já diz o quê ela quer fazer. Depois, a empresa não limita sua visão apenas com a comercialização de produtos. Ela cita também serviços. Fato que amplia sua atuação no futuro. Ela determina sua estratégia de