Ética e os diálogos de platão
A palavra ética tem origem grega ethos, que significa o modo de ser, o caráter. A moral por sua vez vem do latim mos, significando costume. A ética não nasce com o homem, mas sim é adquirida por ele com o hábito. Com Platão, a ética ganha atenção especial, na literatura especializada, nos diálogos de Platão divididos em grupo. Essa divisões diz respeito à cronologia na elaboração dos diálogos.
É justamente na vida social e comunitária que o homem se reconhece e se realiza como um se ético. As decisões, escolhas, ações e comportamentos fazem surgir os problemas morais do cotidiano, pois necessitam de um julgamento de valor do que é justo ou injusto, bom ou mau, certo ou errado pela realidade da época.
Um valor é, genericamente, tudo aquilo que afirmamos merece ser desejado. Da um caráter positivo a algo que o possuí, já a ética trata – se de um começo mínimo de um conjunto central de valores indispensável à sociedade democrática, orientando nossas escolhas e decisões.
Uma ação é certa ou errada, em função de suas consequências ou resultados provocados e avaliados segundo um determinado padrão de valor.
A resposta, a questão “ O que eu devo fazer ” é definida em função do calculo das consequências. Portanto é necessário destacar que a ética não estabelecem mandamentos, uma vez que não existe regras definitivamente estabelecidas ou absolutas, mais sim um “ eterno, pensar, refletir, construir ”. O pensamento ético se desenvolvem em princípios haja vista o caráter abstrato dos valores em questão.
As pessoas não nascem boas ou ruins, é a sociedade que educam moralmente seus membros através de influência na família, da educação escolar, do meios de comunicação e do convívio com outros grupos