ética e difersidade
560 palavras
3 páginas
As pessoas constroem suas representações nos seus grupos sociais, por meio das conversas, das visões, das crenças que veiculam. Assim, os conceitos e as imagens vão sendo aceitos, naturalizados, considerados verdadeiros, embora sejam apenas representações. Muitos dos preconceitos decorrem desse processo e dos equívocos que esses podem gerar.Assim, Menezes (2005, p. 4) diz:
•
• É atribuído à sociedade do eu tudo o que for mais elaborado ou civilizado. Já a sociedade do outro é marcada pela reificação de idéias etnocêntricas [...] ele é percebido como um ‘intruso’ que trará a desordem. Portanto, para evitar o possível caos, busca-se manter o status quo, para o que é necessário calar o outro, mantendo-o excluído e dominado a fim de permanecer a ilusão do equilíbrio e da ordem vivida na ausência da dAs pessoas constroem suas representações nos seus grupos sociais, por meio das conversas, das visões, das crenças que veiculam. Assim, os conceitos e as imagens vão sendo aceitos, naturalizados, considerados verdadeiros, embora sejam apenas representações. Muitos dos preconceitos decorrem desse processo e dos equívocos que esses podem gerar.
Assim, Menezes (2005, p. 4) diz:
•
• É atribuído à sociedade do eu tudo o que for mais elaborado ou civilizado. Já a sociedade do outro é marcada pela reificação de idéias etnocêntricas [...] ele é percebido como um ‘intruso’ que trará a desordem. Portanto, para evitar o possível caos, busca-se manter o status quo, para o que é necessário calar o outro, mantendo-o excluído e dominado a fim de permanecer a ilusão do equilíbrio e da ordem vivida na ausência da diferença.iferença.
As pessoas constroem suas representações nos seus grupos sociais, por meio das conversas, das visões, das crenças que veiculam. Assim, os conceitos e as imagens vão sendo aceitos, naturalizados, considerados verdadeiros, embora sejam apenas representações. Muitos dos preconceitos decorrem desse processo e dos equívocos que