Ética e consumo responsável
Ética é o conjunto de principios e valores que cada um de nós possui.
Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Isto pode ser feito através das maneiras:
Compras corretas
Favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais, permitindo a negociação para o interesse próprio apenas para perpetuar algum bem comum além deste interesse. Também chamadas de buycott (em oposoção ao termo boycott), sendo eles comercialização justa, sem crueldade, orgânicos, recicláveis, reutilizáveis, ou produzidos localmente. Esta opção é questão mais importante desde que ela suporta diretamente a empresas progressivas.
Boicote Moral
É a pratica de evitar ou boicotar produtos que um consumidor achar que está associado com procedimentos amorais.
Um individual pode escolher para boicotar um produto. Alternativamente, as decisões podem ser a aplicação de um critério reflexivo baseado na moralidade (ou, na terminologia de éticos, uma teoria de valor) para um indivíduo, família, união, ou outro grupo (corporações, universidade, governo) tomar as decisões sobre o consumo.
Consumo Responsável
Consumo responsável é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.
É um movimento social crescente. Cada vez mais pessoas baseiam suas decisões de compras no efeito ou impacto do produto no meio ambiente, na saúde e na sociedade. Por esse impacto, devemos entender todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração, a geração de resíduos em sua fabricação e processamento, das relações éticas de trabalho, até o descarte e reciclagem.