Ética e cidanania

9643 palavras 39 páginas
Ética e Cidadania.

Ética => do grego, ethikós - costume, comportamento.

A ética constitui um conjunto de normas, informais e relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos indivíduos num determinado grupo.
A partir da opinião comum, ou seja, de um consenso entre as pessoas que convivem em comunidade/sociedade sobre o que é correto ou não, geram-se regras que permitem às pessoas um convívio mais pacífico.

Apesar de o termo "ética" definir, essencialmente, regras não-escritas, associações como os Conselhos profissionais (CRM, CRP, CRO...) podem oficializar um Código de Ética, que serve para que seja mais fácil determinar quando um profissional agiu de maneira incorreta, podendo assim aplicar a ele a devida punição (que será feita dentro dos próprios círculos de atuação desta associação).

Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo (o país onde ele mora, por exemplo) o reconhece como cidadão.

Assim como a ética, o conceito de "cidadania" é flexível, pois é determinado por cada grupo social chega a um certo acordo sobre quais são os comportamentos a serem tomados para que a vida em sociedade esteja livre de conflitos.

Neste trabalho, estudaremos sobre a ética e a cidadania na sociedade brasileira. De modo, que possamos compreender a necessidade de uma melhor valorização de tais princípios, como meio para atingirmos uma sociedade mais justa e integra. Para tanto, buscaremos o entendimento da ética e da cidadania como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, pois trabalha diretamente com a responsabilidade do ato moral-social, pois toda decisão é um problema teórico-ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo a qual nossos atos estão submetidos. Entendendo a origem e a aplicação da ética e da

Relacionados

  • efesf
    391 palavras | 2 páginas
  • Fundamentos das politicas sociais
    1918 palavras | 8 páginas
  • Copa: um estudo acerca do discurso urbanístico hegemônico e dos impactos do megaevento
    4300 palavras | 18 páginas
  • Saberes e fazeres da mata atlântica do nordeste - vol ii
    36965 palavras | 148 páginas