Ética e Cidadania
ETICA E CIDADANIA
Data e hora da postagem : 11/03/2014 12:00
Assunto : FÓRUM DE CONTEÚDO 2
Texto :
Estabeleça a diferença da cidadania brasileira do período militar com a cidadania brasileira no período da redemocratização. Quais foram às mudanças significativas da cidadania brasileira?
Respostas:
DIFERENÇAS
O governo militar que se sucedeu no poder desde 1.964 também foi exclusivamente responsável pela eliminação da cidadania. É interessante perceber que do ponto de vista da cidadania, regime político autoritário impõe restrições aos direitos civis e políticos tentando disfarçar o autoritarismo por meio da manutenção de eleições para o Legislativo e para o Executivo da maioria dos municípios.
No entanto, os direitos sociais, de certa forma, continuaram vigentes, embora o primeiro governo militar, para atender às exigências dos empresários, tenha acabado com a estabilidade no emprego. Para compensar, os governos militares fizeram uso da ampliação dos direitos sociais como um elemento de controle social proporcional à elevação das restrições ao exercício dos direitos políticos e civis (Carvalho, 2008). O estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e do Instituto Nacional de Previdência Social, ambos em 1.966, podendo ser classificado nesse sentido, houve a integração ao sistema previdenciário dos trabalhadores rurais, autônomos e empregados domésticos, os quais estavam fora da regulação anterior a 1.964, quando a previdência social encontrava-se fragmentada em diversos institutos específicos para cada categoria.
Com o fim da ditadura, em 1.985, assim instituído à democracia. Mas a cidadania não acompanhou as mudanças políticas e civis. Com a democracia veio à crise econômica, imensas dívidas externa e interna, acarretando a falta de dinheiro para as políticas públicas.
E sabido que, a evolução na sociedade contemporânea em nosso País, a vida da população (uma boa parte