ética e cidadania
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
A vida em sociedade somente é possível através dos relacionamentos entre as pessoas. Seja do ponto de vista pessoal ou profissional, todos os atos praticados implicam em assumir seus efeitos, se uma pessoa agir de forma errada, segundo princípios morais e éticos, estará diante de uma responsabilidade moral, se agir em desacordo com as regras estabelecidas em leis e regulamentos, estará diante da responsabilidade legal.
As pessoas em busca de seus sonhos às vezes tomam atitudes que não condiz com as regras, a relação entre engenheiro e cliente é contratual, às vezes verbal ou formal porem o importante é que de um lado alguém toma um serviço específico e de outro alguém possui os conhecimentos necessários para prestar esse serviço, desenhistas, engenheiros, ou arquitetos que são contratados para desenvolver e aprovar projetos, e ai começa a desrespeitar o combinado na maioria dos casos e o acumulo de serviços que acaba atrasando as obras, empreiteiros que não planeja seus custos e acaba abandonando o trabalho, contratantes que querem mudar projetos após iniciarem as obras, e assim por diante.
No entanto, um crescimento saudável requer planejamento e organização, respeito a leis e regulamentos o que acontece no geral é os profissionais da área fechar um contrato, onde é expostas algumas regras de ambas as partes como informações de deveres, e regras dos contratantes. Que não obtém um código de ética por escrito, mas podemos dizer que na informalidade existe um código de ética verbal, como muitas empresas tem. Na seqüência do desenvolvimento do trabalho vai se organizando segundo as regras básicas