ÉTICA E CIDADANIA
1
EXCESSO
VIRTUDE
FALTA
PRODIGALIDADE
LIBERALIDADE
AVAREZA
DEFINIÇÃO DA VIRTUDE: Liberalidade é o meio-termo entre a prodigalidade e a avareza, e diz respeito ao modo como cada pessoa cuida de suas riquezas, isto é, tudo aquilo que pode ser medido ou convertido em dinheiro. Um indivíduo liberal gasta sua renda de maneira equilibrada, sem exageros, garantindo a satisfação de suas necessidades materiais e de seus desejos com realismo, beneficiando assim tanto a si mesmo quanto às outras pessoas da sociedade, pois seus gastos vão representar ganhos para comerciantes, produtores, prestadores de serviço etc. O liberal faz com que a economia da comunidade se mantenha em movimento, e pode mesmo gerar novos empregos e manter os já existentes.
2
EXCESSO
VIRTUDE
FALTA
VULGARIDADE OU EXIBICIONISMO OU MAU GOSTO
MAGNIFICÊNCIA
MESQUINHEZ
DEFINIÇÃO DA VIRTUDE: A pessoa magnificente é como um artista, pois ela pode ter uma visão do que é conveniente e gasta grandes somas com bom gosto.(Aristóteles, Ética a Nicômaco, livro 4.)
A principal diferença entre a LIBERALIDADE e a MAGNIFICÊNCIA está na grandeza e no destino do valor despendido. Um milionário arremata uma coleção de arte num leilão e doa as obras compradas a um museu público. O ato é nobre, porque torna disponíveis ao público produções artísticas que estimulam, além do prazer estético, o desenvolvimento cultural e social da população. Além disso, a grandeza dos valores gastos fazem com que esse tipo de atitude receba o nome de magnificência.
3
EXCESSO
VIRTUDE
FALTA
PRETENSÃO
MAGNANIMIDADE
PUSILANIMIDADE
DEFINIÇÃO DA VIRTUDE: a magnanimidade tem a ver com o mérito das atividades que um indivíduo desenvolve, com sua conduta em relação a tudo o que faz e que define a sua vida em sociedade. Uma pessoa magnânima tem prazer em receber honrarias pelo que é e por causa das ações nobres que promove. É exatamente isto o que a caracteriza: a realização de atos bons para