Ética e cidadania na sociedade brasileira
A consciência e a visão global trazem a necessidade de desenvolver uma linha de conduta ética com a sociedade, formando uma nova interligação ética: cidadão-sociedade.
Para Santos (2004), na essência da palavra, ética significa o modo de ser, o caráter do homem, ou melhor, a sua relação intersocial com seus parâmetros de vida. A conduta de cada ser humano no meio social se traduz no campo da moral, refletindo diretamente no comportamento de cada um.
A ética não é puramente teoria, mais uma reflexão crítica sobre a moralidade, analisando fundamentos da vida moral e social.
Ao longo do tempo, com as transformações históricas, a vida moral assim como a ética, vem-se evoluindo e se aperfeiçoando na busca de um princípio ético ideal. Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas parecem não se importar com essa evolução, demonstrando assim um desinteresse pelo real fundamento da ética.
Essas adversidades são constantes em nosso meio social, influências vindas desde a infância, por intermédio da família, escola, amigos etc. Com isso, interfere diretamente no desenvolvimento de uma visão ética da sociedade. Tendo em vista o ditado popular citado no texto: “Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar”, evidencia-se que na sociedade onde existem “sombras”, que demonstram o que realmente somos e “persona” aquilo que demonstramos para a sociedade, a ética esta relacionada à opção de cada ser em realizar a vida, onde a conseqüência plena está ao alcance de todos.
Ser um cidadão consciente não é somente estar ciente dos seus direitos e deveres, mais participar ativamente de todas as questões sociais, já que reflete diretamente na vida de todos.
As empresas estão avaliando de forma ampla assuntos relacionados a temas como a ética,