Ética e cidadania
A partir das pesquisas realizadas de cunho bibliográfico é possível observar que no Brasil, quando se fala de ética a grande maioria sita logo a politica. Muitos governantes, que deveria buscar o bem para a sociedade, desviam a milhões da verba publica em beneficio próprio, privando a população de seus direitos, como a educação, saúde, moradia e etc.
Mais esse desvio de conduta, ocorre também em outros ofícios na sociedade, exemplo: os patrões que assediam seus trabalhadores, professores que têm comportamentos inadequados em sala de aula, médicos, advogados que não comprem com o seu código de ética, juízes corruptos, Assistentes Sociais que recebem do usuário pelo seu trabalho, tudo isso implica a uma falta de ética e cidadania para com os cidadãos que usufrui de seus serviços.
.
2-Conceito
2.1Ética
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mal certo ou errado. A palavra ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes, ou seja, “caráter”. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada grupo na sociedade possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.
A ética estuda a moral e determina como devem atuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Como a ética na médica, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética