Ética e Autoria em EAD
Todo conteúdo retirado da internet possui um autor, uma fonte, algum individuo precisou escrever, organizar, compilar conteúdos seja de autoria própria ou parte do trabalho de outrem. Para tanto, respeitar a autoria do material é fundamental para que haja uma relação ética durante o processo de aprendizagem em um curso à distância. Toda cópia, sem a referida indicação de autoria é considerada plágio (OLIVEIRA; CARNEIRO, 2005).
Portanto o aluno deve em qualquer relação com a turma e professores, seja em chats, fóruns, tarefas ou trabalhos citar a fonte de sua pesquisa. Assim, mesmo neste ambiente fechado, que contempla a turma de EAD, a ética e o respeito à autoria estarão preservados.
A facilidade de acesso a informação e a distância entre alunos e professores cria um ambiente virtual configurado como “hipertexto mundial interativo como cada um pode adicionar, retirar, modificar partes dessa estrutura telemática, como um texto vivo, um organismo auto-organizante.” (ALVES apud LEMOS, 2002,131). Cada aluno é responsável por definir sua ética, definição esta que deve estar de acordo com os valores, princípios e normas morais pré-existentes na sociedade.
Todo conteúdo retirado da internet possui um autor, uma fonte, algum individuo precisou escrever, organizar, compilar conteúdos seja de autoria própria ou parte do trabalho de outrem. Para tanto, respeitar a autoria do material é fundamental para que haja uma relação ética durante o processo de aprendizagem em um curso à distância. Toda cópia, sem