Ética segundo Hume
É impossível falar de “ética” sem, para tal, falar de “moral”. São dois conceitos intrinsicamente ligados. Apesar disso, dentro do senso comum, “ética” e “moral” são, frequentemente, tidas como a mesma coisa.
No âmbito da filosofia, “ética” e “moral” são conceitos diferentes, porém, ainda, muito ligados. “A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral” (http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68). De acordo com esta definição, “moral” diz respeito à conduta, regras de convivência.
“A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas” (http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68). Do conceito anterior, verifica-se que a “ética” versa sobre o entendimento dos sentidos dos valores morais em meio a um determinado contexto a fim de solucionar conflitos. Trata-se da análise da aplicação dos valores morais sobre dada situação levando em conta o contexto a qual ela está envolvida.
De modo geral, “moral” e “ética”, mesmo sendo conceitos diferentes, têm como finalidade construir os alicerces que vão orientar a conduta humana e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
IDEIA PARA O SLIDE: PÔR O EXEMPLO PARA EXPLICAR A DIFERENÇA DO QUE É MORAL DE ÉTICO DISPONÍVEL EM : http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68
Ética humeana
"A mente é um papel em branco em que são escritas as impressões proporcionadas pela experiência." Locke (slide)
Contextualização teórica
David Hume foi adepto da teoria empirista do conhecimento. De acordo com essa teoria, a base do conhecimento “está na realidade exterior e é absorvido por