Artigo david hume
Michele Meister 1 RESUMO:
David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776)foi um filósofo e historiador escocês. Juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, foi uma das figuras mais importantes do iluminismo escocês. É visto como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de John Locke e George Berkeley.
1 – INTRODUÇÃO:
David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776)foi um filósofo e historiador escocês. Juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, foi uma das figuras mais importantes do iluminismo escocês. É visto como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de John Locke e George Berkeley. Juntamente com Francis Bacon e John Locke, David Hume é considerado um dos maiores filósofos ingleses e uma das maiores figuras do seu século. Sua filosofia é empirista, baseada na experiência humana. David Hume nega a supremacia da razão como instrumento do conhecimento e conduz sua reflexão para o caminho de reconstrução do conhecimento humano a partir dos sentidos. O empirismo de Hume é produto da reação contra o extremo racionalismo do século XVIII. Hume qualificara à si como sendo um cético e empirista para explicar a origem do conhecimento pelos sentidos.
____________________________________
Acadêmica do terceiro período do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Artigo apresentado ao professor Fernando Vojniack na disciplina de Iniciação à Prática Científica.
Por essa razão, Hume foi considerado um empirista-materialista, pois, seu raciocínio parte do foco social pela leitura dos sentidos para se ter como produto o conhecimento.
2 - A OBRA DE DAVID HUME E SUAS INFLUÊNCIAS: Sua mais próxima influência pode ter sido sobre o amigo Adam Smith, se bem que, excluído o que concerne à sua teoria do conhecimento, a semelhança de pontos de