Ética para o desempenho profissional e para o exercício da cidadania
A ética é fundamental para o exercício da cidadania, pois ela não é só uma questão de convivência, é principalmente uma questão de sobrevivência, pois ela estuda a conduta humana e busca sempre um consenso entre o certo e o errado dentro de uma sociedade. Diferenciando o que se pode fazer fisicamente do que se pode fazer eticamente, porém ela não obriga ninguém a segui-la, a escolha entre o ético e o não ético vem de cada pessoa. Essa escolha pode ser influenciada por sentimentos morais e religiosos, partidários e econômicos, preconceitos, forte emoção, interesse incontrolável, descontrole do eu, etc.
O que acontece em um ambiente depende das pessoas que estão nele aceitarem, por isso a importância da consciência ética, porém o padrão de conduta não nasceu pronto ele evolui com o tempo, as pessoas são mutáveis e moldáveis, o que queriam a dez anos atrás não é o que querem hoje.
Da mesma forma procede para um bom desenvolvimento profissional além de ter capacidade e virtudes, é necessário ser ético. Mas nem tudo que é ético para um é ético para todos, então para um profissional ter conduta ética ele deve levar em consideração o seu conhecimento profissional, sua clientela, seus colegas de trabalho, sua classe profissional, a sociedade e a humanidade, pois sua conduta reflete nos citados acima, por exemplo, se um contador descumpre a lei para driblar o fisco, nesse ato ele não está usando de seu conhecimento profissional, pois ele conhece as legislações contábeis e suas obrigações fiscais, ele prejudica seu cliente que pode ser multado e até ter seu estabelecimento fechado, ele prejudica seus colegas de trabalho, afinal seu escritório ou a empresa que trabalha pode sofrer com as consequências, denigre sua classe profissional, pois prejudica a imagem do contador, prejudica a sociedade e a humanidade, pois é com os impostos que o governo traz bem feitorias a população.
A disputa por mercado de