Ética para um jovem
Fernando Savater é um escritor e filósofo espanhol, professor na Universidade do País Basco. É uma figura pública de destaque na vida pública espanhola, não só pela sua actividade política no “¡Basta Ya!” (movimento de cidadãos contra o terrorismo) como fundador do partido “Unión Progreso y Democracia”, mas também pelas suas crónicas no “El País”. Tem inúmeros livros publicados, alguns mais polémicos do que outros e é, muitas vezes, apresentado como filósofo. Ele, porém, prefere apresentar-se como Professor de Ética, mais propriamente, um educador.
Neta obra, o autor dirige-se ao seu filho, Amador, explicitando, com exemplos extraídos dos clássicos, o conceito de ética, fazendo-o questionar-se sobre o seu percurso de vida. Aconselha-o a confiar nele próprio e reflectir sobre a liberdade de opção e as consequências das decisões.
Este capítulo é um pouco mais difícil que os seus antecessores, permitindo talvez uma maior divergência de entendimentos.
Pelo que li diria que Savater diz que para tomar um decisão certa é preciso ter-se consciência, pois aconselha a pensar várias vezes antes de agir.
Explicitação do conceito de moral
Relaciona-se com o bem-estar social, o respeito e a entreajuda. A moral é um código de regras, valores e princípios. É uma exigência interior em que cada um faz as suas opções As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Condutas e normas que nos rodeiam e que aceitamos como válidas. Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo.
Relação ente moral e ética: .
A ética é uma reflexão sobre a moral. A ética não só antecede a moral, mas, inclusivamente, estende-se para lá da moral, no momento de aplicação da lei moral aos casos particulares que exigem deliberação com liberdade e responsabilidade.
Porque é difícil determinar regras morais que definam o que é um bom ser humano
O bom ou o mau não se aplicam só a