Ética na era clássica
Fundamentação Teórica da Ética
Definições:
1.1. A ética é a doutrina ou ciência da conduta moral dos homens em sociedade. É a ciência de uma forma característica de comportamento humano.
1.2. Esta significação sublinha, em primeiro lugar, o caráter científico do assunto abordado; significando à precisão de uma abordagem científica dos problemas morais. Sendo que com esta abordagem, a ética se se ocupa de um objeto próprio: o campo da realidade humana o qual referimo-nos a chamamos moral, que se constitui pelo fato peculiar dos atos humanos.
1.3. A ciência, a ética parte de certo tipo de fatos propõe-se lhes descobrir os princípios gerais. Desta forma abordados os dados empíricos, há existência de um comportamento moral eficaz, não permanece nivelado a uma simples circunscrição ou fato dos mesmos, mas os transcendem em sua conceituação, hipóteses e teorias. O conhecimento científico preocupa-se com a ética e deve almejar à nacionalidade e objetividade completa e proporciona noção sistemática, metódica e, dentro do limite possível, baseia-se em comprovações.
1.3. Ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. Originariamente, ethos e mos, "caráter" e ' "costume", assentam-se num modo de comportamento que não corresponde a uma disposição natural, mas que é adquirido ou conquistado por hábito. Caráter não natural da maneira de ser do homem que, na Antiguidade, lhe confere sua dimensão moral.
Objeto de estudo da Ética:
O objeto de estudo é composto por tipo de atos humanos:
Atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto. Observamos, que o significado etimológico de moral e de ética não nos fornecem o significado atual dos dois termos, mas nos colocam no solo especificamente humano no qual se torna possível e se constitui o